terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Afinal o que é sermos nós próprios?

Penso que muitas vezes se confunde sermos nós próprios com fazer o que nos dá na real gana.
Sermos nós próprios não é, com toda a certeza, simplesmente fazer o que nos apetece sem ter em conta o que os nossos actos vão provocar naqueles que nos estão mais próximos. Sermos nós próprios é sim, não ir contra as nossas vontades, não limitar a nossa liberdade, mas ter sempre presente o mau estar e as más emoções que as nossas atitudes podem provocar.
Sermos nós próprios é muito mais do que despojarmo-nos dos sentimentos dos outros, é crescer e evoluir interiormente, aprender a respeitar, a medir consequências, .
Sermos nós próprios é respeitar, amar, ceder, privarmo-nos do que nos pode encher o ego alimentando sentimentos menos nobres, pensando sempre e cada vez mais no bem estar dos que mais amamos e desejamos do nosso lado em plena felicidade.
Sermos nós próprios implica respeitar limites e regras. Implica olhar de dentro para fora e de fora para dentro compreendendo as diferenças. Perceber como os outros nos podem ver e ajustarmo-nos ao seu conforto e bem estar.
Sem deixar-mos de ser nós próprios, podemos sempre dar a nossa opinião, apresentar a nossa perspectiva, dizer o que pensamos, fazer o que nos apetece, mas sermos nós próprios implica, para mim, maximizar o conforto das pessoas mais importantes da minha vida no seu todo.
Porque ser eu própria é se-lo com os outros. É ser um ser de entreajuda e interacção.
Ser eu própria implica-me no seio de um conjunto de outros seres.
E eu mudei-me a mim própria muito, para que sendo eu própria consiga sempre manter a harmonia sem gerar conflito e mau estar.
Eu própria sou hoje muito melhor pelos outros, sem nunca deixar de ser eu.

Sem comentários: