segunda-feira, 4 de julho de 2011

Já foi escrito há dias, mas o sentimento é semelhante

Eu hoje não me sinto bem. E tenho direito dize-lo ao mundo.
Não me sinto bem porque a desilusão continua a ser uma constante. Porque o respeito há muito que não é um princípio. Porque a verdade e transparência parecem ser não mais do que palavras fósseis de um qualquer dialecto desconhecido.
A consideração pelas pessoas que nos querem bem não é muito mais do que respeita-las. Respeitar no verdadeiro sentido da palavra. Fazer com que sejamos sempre merecedores do que recebemos no passado, sem nunca esquecer ou deixar ultrapassar por razões menores.
Não é difícil respeitar. Mas é necessário perceber o que significa respeito. É a história do chá, aquela que se conta, ouve e pratica desde pequenino.
Respeito é sensibilidade. É colocar em primeiro lugar as pessoas quando assim o merecem. É saber ouvir. É não desiludir. É prever. É surpreender. É mimar. É cuidar. Respeito é um conjunto de regras que na gíria se define por: Bom Senso!
Sinceramente acho que não há umas pessoas melhores que outras. Sinceramente acredito que ninguém nasce ensinado. Sinceramente acho que é possível mudar, ajudar a mudar. Sinceramente acho que todos temos imensas qualidades e imensos defeitos. Mas também acho que há muito quem ache o mundo gira à volta de um buraquinho algures no centro da própria barriga, que todos temos de ter um “quê” de serventia e subserviência, que palavras como Respeito e Cuidado são miragens e que o único animal de estimação que conhecem é o próprio Ego.

Sem comentários: