segunda-feira, 25 de julho de 2011

Olhar para o lado bom da vida

Olhar para o lado bom da vida não significa fechar os olhos às ameaças terroristas ou à crise económica, fazendo de conta que não existem. Olhar para o lado bom da vida é uma opção. É escolher olhar para as pessoas boas e corajosas de que a vida está cheia, para os acontecimentos, descobertas ou iniciativas que trazem bem e dignificam os seres humanos, dar-lhes importância e privilegiá-los em relação aos outros, aqueles que a comunicação social atira cá para fora às centenas, quotidianamente.

Olhar para o lado bom da vida não é mais irrealista do que olhar para o lado mau – é apenas uma questão de perspectiva e de opção. Quando escolho dar ouvidos àquilo que reforça a mediocridade e o medo, deixando que entrem pela minha casa os fermentos da desconfiança e do egoísmo, estou a afastar-me dos outros seres humanos com quem partilho este planeta, a arranjar desculpas para enraizar ainda mais a separação entre os de cá e os de lá.

Mas quando escolho ouvir preferencialmente falar dos pequenos e grandes casos de bondade, altruísmo e coragem, lembro-me do fantástico potencial humano que todos possuímos e de como, apesar das diferenças, todos somos iguais. Dando ouvidos àquilo que nos dignifica, aprendo a valorizar os outros aos quais estou, de toda a forma, intimamente ligada nesta viagem que é a vida, condóminos que somos neste soberbo planeta azul.

Há muito que sinto a falta de um jornal com notícias deste tipo, um jornal que desse gosto ler e contrastasse, pelo seu conteúdo, com a tristeza das notícias habituais. À falta de um tal meio de comunicação, faço os possíveis por veicular, à minha escala e à minha maneira, o que de melhor há no ser humano e no mundo.

1 comentário:

Bé Ferraz disse...

Partilhar.... Dar e receber :)