terça-feira, 18 de outubro de 2011

Poderia ter sido eu a escrever isto

Os políticos são sempre os ladrões. E nós, não?
Quem é que não conhece alguém que está em casa sem trabalhar, porque recebe um subsídio qualquer, e enquanto o receber não está para se chatear? Quem é que não conhece uma colega de faculdade que vai de carro para as aulas, mas apresenta nos serviços socias, a factura da compra do passe mensal da vizinha para receber os 50€ do L123? Quem não teve aquela colega que recebia quase o ordenado mínimo em bolsa de estudos porque os pais supostamente não tinham rendimentos, quando até trabalhavam mas não descontavam? E as pessoas que trabalham sem passar facturas e nós somos coniventes porque assim temos o descontozinho? As pessoas estão constantemente a arranjar esquemas para roubar dinheiro ao Estado, esquecendo que o Estado somos todos nós. E o Estado controla mal e porcamente o dinheiro que dá às pessoas, porque quem lá trabalha não está para se chatear, visto que vai "receber o mesmo ao fim do mês".
O povo acredita que os políticos com canudo é que sabem. O povo está apenas a delegar a responsabilidade. É o que os portugueses fazem de melhor... passar a batata quente. O povo só não admite que se estivesse lá fazia exactamente o mesmo, gastava fortunas em show off e metia ao bolso como pudesse, tal como faz agora a viver da reforma dos pais, a endividar-se para comprar roupa de marca ou a ludibriar a segurança social só para não ter de trabalhar.
Apeteceu-me subir ao palco e gritar que o problema deste país é a falta de cultura e de valores, e enquanto isso não mudar as crises serão sucessivas... mas depois faltou-me a coragem, e também a motivação. Pela minha experiência, é quase impossível explicar a uma pessoa o conceito de ter valores quando essa pessoa não os tem. Já ouvi demasiadas vezes "tu não és honesta, és simplesmente parva" ou "não te preocupes com eles porque eles não se preocupam contigo" ou "eu não me sinto mal de os enganar, porque eles estão-nos sempre a roubar".

É escusado.

Como é que se há-de mudar a cultura de um país inteiro? Como é que se incutem valores a pessoas que se riem deles? Lamento mas não acredito neste país. Não existem políticos honestos e capazes, porque neste país não se educam pessoas honestas e capazes. Ter um curso superior não muda o carácter das pessoas, ok?!!! Políticos e povo são todos farinha do mesmo saco. Somos todos iguais, salvo algumas excepções que já emigraram ou vão emigrar assim que puderem. E como eu lamento estes cortes nos subsídios de trabalhadores honestos e esforçados como os meus pais. […]

Mas lamento porque estes cortes são o reflexo da estupidez do nosso país. Não nos vão levar a lado nenhum e serão apenas a continuação da bola de neve que levou uma potência como Portugal era no tempo dos Descobrimentos, à confusão que vivemos hoje. Temos pena... mas tudo o que é bom dá trabalho, e não vejo ninguém em Portugal a querer ter trabalho com o que quer que seja!

Daqui

3 comentários:

Miguel disse...

Carlinha, infelizmente o que escreveste é o espelho do meu pensamento. Nos países nórdicos quem não paga impostos é censurado pela sociedade. Em Portugal quem não paga é esperto e todos querem saber como se faz!
É o país que somos....

Jolie disse...

Pelos vistos as palavras não são suas, Carla, mas bem poderiam ser porque são exatamente aquilo que eu queria dizer ... se ouvesse alguém que nos ouvisse!
O Miguel disse: É o país que somos....
Eu digo: Antes não fosse...

Carla disse...

è verdade, nao fui eu que escrevi isto e digo-o no titulo (poderia ter sido eu a escrever isto...) e deixei o link da fonte, como faço sempre... no entanto eu nao tinha melhor forma de me exprimir, porque são estas exactamente as ideias e pensamentos que tenho. Antes não fosse... :)!