sexta-feira, 2 de julho de 2010

Budismo

“O que não é feito pelo bem-estar dos outros, não vale a pena ser feito. Procurar felicidade apenas para ti próprio é o melhor caminho que existe para fazeres infelizes não só os outros, como também a ti próprio.“
-
Hoje encontrei estas palavras - um ensinamento budista.
-
O budismo foi a ideologia (religião / filosofia / o que lhe queriam chamar) que mudou completamente a minha vida. De há alguns anos para cá, quase 10. Portanto custa-me, e custa-me muito perceber que por um lado é fácil fazer interpretações erradas dos ensinamentos (mesmo muito fácil) e que por outro não basta apregoa-a-los aos sete ventos, mas sim concretiza-los. Crescer por dentro. Ser maior. Muito maior. E isso implica esforço. Abdicar de estimulações externas. Ser verdadeiro e honesto connosco próprios e com o mundo. Estar em paz.
-
E esta atitude perante a vida, nós próprios e o mundo, não se aprende nos livros. Põem-se em prática. E é necessário fazê-lo durante anos e para todo o sempre. Não basta "dizer", não basta compreender, não é suficiente. É necessário mudar estruturalmente e isso demora muito muito tempo e muda a génese do ser humano.
-
Portanto, deixo aqui um apelo simples. Experimentem, simples e efectivamente. Deparem-se com as dificuldades, assumam-nas, magoem-se e cresçam.

Sem comentários: